Um lançamento fundamental para a Folkcomunicação

livro folkcomFoi lançado no dia 1 de junho, durante o 4º Salipi – Salão do Livro do Piauí, o livro FOLKCOM – Do ex-voto à indústria dos milagres.O livro é uma organização de estudos na forma de artigos científicos sobre a folkcomunicação. A única teoria da comunicação genuinamente brasileira desenvolvida por Luiz Beltrão. A obra foi organizada pela professora e jornalista Jacqueline Dourado em conjunto com José Marques de Melo um dos maiores pensadores brasileiros na área da comunicação e Maria Cristina Gobbi da Universidade Metodista de São Paulo.

Segundo a professora Jacqueline Dourado, a folkcomunicação se apresenta hoje como um destacado campo de estudo da comunicação. O termo vem a partir das pesquisas de Luiz Beltrão na década de 60 onde ele definia folkcomunicação como o conjunto de procedimentos de intercambio de informações, idéias, opiniões e atitudes dos públicos marginalizados urbanos e rurais, através de agentes e de meios direta ou indiretamente ligados ao folclore.

Dentro da folkcomunicação um dos estudos que se destacam é sobre o ex-voto como veículo midiático. Segundo afirma Jacqueline cada povo tem sua maneira de se manifestar e expressar seus dramas ou alegrias e juízos de valor. Carregar garrafas d’água em agradecimento ao milagre realizado por ter conseguido um teto para morar, um emprego arranjado ou a cura do filho é tentar se comunicar de forma alternativa,  marcar com uma cruz um local onde ocorreu uma morte na beira da estrada são demonstrações de comunicação já que nos meios oficiais a voz das camadas miseráveis não reverbera. Estes temas são objetos de estudo da folkcomunicação uma vez que ela se preocupa com a comunicação dos marginalizados.

O livro traz a primeira parte do Trabalho do Grupo de Pesquisa chamado Caçadores de Milagres coordenado pela professora que está fazendo o mapeamento e inventário dos focos difusores de peregrinação religiosa através da linda de pensamento de Luiz Beltrão no que diz respeito às estratégias de comunicação utilizadas através da contribuição desse autor para análise das formas de comunicação usadas pelos peregrinos através de ex-votos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *