UEPG vai sediar FOLKCOM 2007

O evento terá como sede Ponta Grossa, Paraná 

ponta grossaO Curso de Jornalismo da UEPG vai sediar a X Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom 2007), que acontece entre os dias 15 e 18 de agosto de 2007. A decisão, que conta com o apoio do Departamento de Comunicação e do Programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade, foi aprovada no último dia 12 de outubro, na plenária da Rede Folkcom/Cátedra Unesco de Comunicação no Brasil, realizada por ocasião da IX Conferência ocorrida na UMESP (São Bernardo do Campo/SP). A iniciativa tem ainda o apoio do Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR) da UEPG. Mais informações no site do evento:
http://www.uepg.br/folkcom2007

“Por ser a primeira vez que o Curso de Jornalismo sedia um encontro nacional na área, é uma oportunidade de legitimar a instituição e, ao mesmo tempo, dar oportunidade aos alunos e profissionais da área que estão na Região e no Estado de participar de um evento que reúne pesquisadores e estudiosos da área”, explica a professora Karina Janz Woitowicz, uma das coordenadoras do projeto.

“A folkcomunicação é uma sub-área da comunicação social, que envolve estudos, pesquisas e ações que trabalham as expressões da cultura popular que operam como formas e relações de comunicação”, explica a professora, lembrando que, nos últimos anos, os estudos na área vêm se tornando mais freqüentes, em especial, a partir de publicações da autoria do pernambucano Luiz Beltrão (1918-1986), que até pouco tempo estavam inéditas e desconhecidas do público.

A parceria entre a Cátedra Unesco, Rede Folkcom de Pesquisadores e o Departamento de Comunicação da UEPG já realiza outras ações, como a produção editorial da Revista Internacional de Folkcomunicação (em versão eletrônica, disponível no endereço www.uepg.br/revistafolkcom), com periodicidade semestral, através da Agência de Jornalismo da UEPG, sob responsabilidade do professor Sérgio Luiz Gadini. “Esperamos fazer um encontro marcado pela troca de experiências, contribuições de pesquisadores e estudiosos da área”, conclui Gadini.

Interessados em participar da Conferência com apresentação de trabalhos podem entrar em contato com a coordenação do evento pelo endereço e contato do Departamento de Comunicação da UEPG (42) 3220 3389. O tema da X Conferência Brasileira de Folkcomunicação é “a comunicação dos migrantes: fluxos massivos, contra-fluxos populares”.

Outras Informações: Agência de Jornalismo da UEPG. Fone: (42) 3220 3361 ou pelo e-mail revistafolkcom [arroba] uepg [ponto] br e pelo site http://www.uepg.br/folkcom2007

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *