UEPG promove I Jornada Beltraniana

jornadas-beltranianasNo período de 12 a 14 de agosto de 2010, o curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR)  estará realizando a IJornada Beltraniana de Ciências da Comunicação. Com o tema Filosofia do Jornalismo, o evento tem apoio da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

As Jornadas Beltranianas de Ciências da Comunicação, promovidas pela Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação, com início no ano de 2010, fazem parte das atividades preparatórias da celebração do Centenário de Luiz Beltrão, que acontecerá em 2018. Nascido em Olinda/PE, Luiz Beltrão é considerado o pioneiro das Ciências da Comunicação no Brasil. Além de seus vinte livros e inúmeros artigos, organizou currículos de diversas faculdades por todo país e ministrou cursos nas áreas do jornalismo e relações públicas no Brasil e no exterior. Em 1963, criou o Instituto de Ciências da Informação – ICINFORM, primeiro centro de estudos brasileiro dedicado à área da comunicação social.

Em 2010, ano em que se comemora o cinqüentenário da publicação do livro “Iniciação à Filosofia do Jornalismo”, consagrado como um clássico do jornalismo brasileiro, as Jornadas Beltranianas trazem o tema da Filosofia da Comunicação, com o intuito de registrar a importância do pensamento de Luiz Beltrão para o ensino e a teoria do Jornalismo, bem como a pertinência e a atualidade do seu primeiro livro no contexto das teorias do jornalismo.

Programação:

Dia: 12 de agosto de 2010

14 horas – Credenciamento

19 horas – Abertura da I Jornada Beltraniana de Ciências da Comunicação

Atividade comemorativa dos 25 anos do curso de Jornalismo da UEPG: Homenagem ao professor José Marques de Melo

Palestra: O legado de Luiz Beltrão para as Ciências da Comunicação

José Marques de Melo (Doutor em Comunicação, professor emérito da Universidade de São Paulo, professo titular da Universidade Metodista de São Paulo, presidente de honra da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom)

Dia: 13 de agosto de 2010

9 horas – Mesa 1

Tema: Teoria e investigação jornalística: o pioneirismo de Luiz Beltrão

Expositores: Roberto Benjamin (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Betania Maciel (Universidade Federal Rural de Pernambuco e Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação) e Maria Cristina Gobbi (Universidade Estadual Paulista – UNESP e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM).

14 horas – Mesa 2

Tema: O ensino do jornalismo: teoria e prática em Luiz Beltrão

Expositores: Maria Erica de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Eliane Mergulhão (Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos), Paulo Rogério Tarsitano (Universidade Metodista de São Paulo) e Sérgio Luiz Gadini (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

Dia: 14 de agosto de 2010

9 horas – Mesa 3

Tema: “Filosofia do Jornalismo”, 50 anos depois: aportes para um cenário atual

Expositores: Cristina Schmidt (Universidade de Mogi das Cruzes), Elias Machado (Universidade Federal de Santa Catarina) e Emerson Cervi (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

11:30 horas – Encerramento

Contato:

Agência de Jornalismo/Departamento de Comunicação da UEPG

Telefone: (42) 3220-3389

E-mail: agenciadejornalismo [arroba] uepg [ponto] br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *