UEPB promove seminário sobre festejos juninos

festejos juninos O 8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto daFolkcomunicação e da Cultura Popular, promovido entre 9 e 10 de junho peloDepartamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba(UEPB), discutirá neste ano a temática Festas Populares e Economia da Cultura. Aconferência de abertura será proferida pelo professor Joseph Straubhaar daUniversidade do Texas (UT), campus de Austin, nos Estados Unidos. Docente doDepartamento de Rádio, Televisão e Cinema, Straubhaar foi diretor do Centro de Estudos BrasileirosnoInstituto deEstudos Latino-Americanose atualmente é diretor adjuntodeProgramas Internacionais doInstituto dePolítica deTelecomunicação eInformação da UT. O pesquisador é autor do livro Worldtelevision: from global to local e organizador, com o professor brasileiro OthonFernando Jambeiro Barbosa, da coletânea Informação e comunicação: o local e o global em Austin e Salvador.

Realizado no Teatro Rosil Cavalcanti, no complexo do Parque doPovo de Campina Grande, o evento acontece anualmente durante o Maior São Joãodo Mundo. Em sua oitava edição serão desenvolvidas uma série de atividades,incluindo oficinas, mesas redondas e exposição de trabalhos, que tratarão darelação das festas populares e da economia da cultura com a folkcomunicação,cultura popular, educomunicação, turismo, desenvolvimento local e regional. Entreos palestrantes e debatedores se destacam o professor Roberto Mauro CortezMotta, um dos mais conceituados sociólogos e antropólogos brasileiroscontemporâneos, o professor Giovanni de Farias Seabra, um dos principais especialistasem turismo no país, Célio Torres Fontes, novo presidente da Confederação Brasileirade Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), dom Jaime Vieira Rocha, bispode Campina Grande, além dos secretários municipais de Cultura e deDesenvolvimento Econômico, Eneida Agra Maracajá e Gilson Andrade Lira. Aprogramação cultural contará com a apresentação de quadrilhas juninas, grupos folclóricose Coral da Associação para o Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do SítioConvento (ADECOM), localizado no município de Riachão do Bacamarte (PB). O poetaChico Pedrosa, considerado o representante mais importante da poesia matuta brasileira na atualidade, fará um show especial.

A iniciativa do evento é do grupo de pesquisa e programa deextensão Comunicação, Cultura e Desenvolvimento do DECOM/UEPB. “Nossa intenção nesteano é reunir estudantes, professores, pesquisadores, especialistas,representantes de instituições e diversos segmentos da sociedade, com oobjetivo de discutir as novas práticas desenvolvidas pelas comunidades para promoversuas manifestações tradicionais, as estratégias econômicas adotadas pelos artistase produtores para dar sustentabilidade aos empreendimentos culturais e as tendênciase perspectivas do investimento público e privado nas festas populares emegaeventos, como o São João”, diz o coordenador do seminário Luiz Custódio daSilva. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação, programasde pós-graduação emDesenvolvimento Regional (UEPB-UFCG), Estudos da Mídia (UFRN)e Extensão Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE), curso de Educomunicação daUniversidade Federal de Campina Grande e faculdades Cesrei, Facisa e FIP.

“A importânciado evento, além de ter motivado a realização do XII Congresso de Ciências daComunicação na Região Nordeste (Intercom 2010), em Campina Grande, acaba deresultar na aprovação da cidade para sediar, juntamente com a nona edição doseminário, a XV Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom 2012), emjunho do próximo ano”, ressalta o coordenador geral de Pós-Graduação da UEPB AntonioRoberto Faustino da Costa. O professor Marcelo Pires de Oliveira, presidente daRede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação, que promove a conferência, faráseu lançamento na solenidade de abertura do 8º Seminário Os Festejos Juninos.No dia seguinte, o presidente da Rede Folkcom participará da mesa redonda Folkcomunicação,Economia da Cultura e Desenvolvimento Local, cujo objetivo é consolidar aproposta de implantação de uma linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural eDesenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco e de novasredes de cooperação acadêmica e científica.

As inscrições e o credenciamento no seminário serão realizadosno dia 9 de
junho, no local do evento. O valor da inscrição será de R$ 25,00para estudante de graduação e de R$ 50,00 para os demais participantes. Os interessadosem apresentar trabalhos terão até o próximo dia 2 para submete-los ao Comitê deAvaliação, através do endereço eletrônico festejosjuninos2011 [arroba] gmail [ponto] com. Poderãoser inscritos textos nas modalidades Comunicação Científica, Relato deExperiência ou Produção Midiática que atendam às normas e formatos previstos parasubmissão.

CHAMADA DE TRABALHOS

 




1 Submissão


1.1 O 8º Seminário Os Festejos Juninos noContexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular receberá inscrições de trabalhos abordando a temática central: Festas Populares e Economia da Cultura.

1.2 Poderão submeter trabalhos,individualmente ou em coautoria, professores, estudantes, pesquisadores,profissionais, agentes culturais e representantes de entidades governamentais,privadas e do terceiro setor, com atuação no campo da comunicação,folkcomunicação, cultura popular, economia da cultura e áreas conexas.

1.3 Os participantes poderãosubmeter trabalhos em mais de uma das modalidades discriminadas no item 2,efetuando o pagamento de apenas uma taxa de inscrição correspondente a suarespectiva categoria, conforme especificado no item 4.

1.4 Os trabalhos deverão serenviados para a Coordenação do evento, em arquivo PDF, exclusivamente, através do e-mail: festejosjuninos2011 [arroba] gmail [ponto] com

1.5 Período de inscrição detrabalhos: 23 de maio a 02 de junho de2011.

 

 

 

2 Modalidades

 

2.1 Os trabalhos deverão sersubmetidos de acordo com uma das seguintes modalidades e sua respectivaformatação: Comunicação Científica, Relato de Experiência ou ProduçãoMidiática.

 

2.1.1 Comunicação Científicaartigos e ensaios oriundos de estudos,projetos e relatórios de pesquisa, trabalhos de iniciação científica e deconclusão de curso de graduação e de pós-graduação.

2.1.1.1 Tamanho do texto: mínimo de 10 emáximo de 12 páginas, todas numeradas a partir da segunda página (na margemsuperior à direita) e em papel A4 (210x297mm, observando margens superior eesquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm). No corpo do texto, o espaçamento entrelinhasdeverá ser de 1,5 e, nos demais itens (cabeçalho, título, nome do autor ecoautores, resumo, palavras-chave, referências e notas de rodapé), espaçamentoentrelinhas simples.

2.1.1.2 Fonte: Times New Roman, tamanho 10para as notas de rodapé; 11 para as citações acima de três linhas; e 12 para osdemais itens (cabeçalho, título, nome do autor e coautores, resumo,palavras-chave, corpo do texto e referências).

2.1.1.3 Cabeçalho: em caixa alta ealinhamento centralizado, conforme o seguinte modelo e conteúdo:

8º SEMINÁRIO

OS FESTEJOS JUNINOS NO CONTEXTO DA

FOLKCOMUNICAÇÃO E DA CULTURA POPULAR

CAMPINA GRANDE-PB, 09 E 10 DE JUNHO DE 2011

MODALID
ADE: Comunicação Científica


2.1.1.4 Título: dois espaços simples abaixo do cabeçalho, em caixa alta,negrito e alinhamento centralizado.

2.1.1.5 Nome do autor e coautores: doisespaços simples abaixo do título, em caixa alta apenas as primeiras letras,negrito e alinhamento à direita. Ao final do nome dos autores deverá ser abertauma nota de rodapé, contendo a formação acadêmica, o vínculo institucional e oe-mail de cada autor.

2.1.1.6 Resumo: dois espaços simples abaixodo nome do autor e dos coautores, com mínimo de 10 e no máximo 15 linhas,alinhamento justificado e contendo introdução, objetivos, procedimentosmetodológicos e, no caso de pesquisa finalizada, resultados e conclusão; e, nocaso de pesquisa proposta ou em andamento, metas e hipóteses.

2.1.1.7 Palavras-chave: dois espaços simplesabaixo do resumo, contendo de três a cinco palavras-chave, separadas por pontoe alinhamento justificado.

2.1.1.8 Corpo do texto: três espaços simplesabaixo das palavras-chave, contendo introdução, desenvolvimento e consideraçõesfinais, com alinhamento justificado. Os subtítulos deverão ser destacados emnegrito e as palavras em idioma estrangeiro colocadas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *