RIF publica edição com dossiê sobre Folkcomunicação e Políticas Públicas

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) acaba de lançar sua nova edição, com o dossiê “Folkcomunicação e Políticas Públicas”, organizado pelas pesquisadoras Cristina Schmidt e Bárbara Lucchesi Ramacciotti, do Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), e Agnes Arruda, do Curso de Comunicação da mesma instituição, com a colaboração de Daniel Marcelino, pesquisador no Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UMC. O dossiê traz oito artigos de pesquisadores de diferentes regiões do país que desenvolvem estudos sobre as interfaces entre a folkcomunicação, as iniciativas de projetos coletivos de cidadania, as políticas públicas e as manifestações populares.

A Revista publica ainda, na seção Artigos Gerais, seis trabalhos sobre temáticas diversas, além de trazer uma entrevista com o presidente da Comissão Nacional de Folclore, Severino Vicente, que destaca os desafios atuais da entidade diante de novos cenários culturais. O ensaio fotográfico “Fé Canindé” completa a edição, com imagens sobre romeiros, romarias e ex-votos.

A seção Resenhas oferece a leitura de duas obras recentemente lançadas que abarcam o legado de Roberto Benjamin e os novos cenários comunicacionais nas sociedades ibero-americanas.

SOBRE A RIF

A Revista Internacional de Folkcomunicação, neste ano de 2017, realizou algumas mudanças com o propósito de aprimorar sua proposta editorial. A publicação, que no período de 2012 a 2016 se manteve quadrimestral, alterou sua periodicidade para semestral e irá publicar a cada edição um dossiê sobre tema relativo aos estudos folkcomunicacionais, fortalecendo o diálogo com diferentes instituições e grupos de pesquisa no Brasil e no exterior.

A Revista, criada em 2003, é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

A RIF recebe trabalhos, nos formatos de artigo, ensaio, resenha e entrevista, em fluxo contínuo. As contribuições devem ser encaminhadas diretamente pelo sistema eletrônico da Revista, no endereço http://www.revistas.uepg.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *