RIF lança nova edição e chamada para dossiê temático “Folkcomunicação e Decolonialidade”

RIF_junhoA Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) acaba de publicar o seu 28º número (disponível neste link), trazendo um conjunto de textos inéditos. A edição traz oito artigos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de entrevista, resenhas de livros e ensaio fotográfico.

Criada em 2003, a Revista Internacional de Folkcomunicação é um espaço editorial online para publicação de trabalhos, reflexões e pesquisas em torno da Folkcomunicação (com base na perspectiva conceitual de Luiz Beltrão), seja enfocando aspectos interdisciplinares, propostas e estratégias metodológicas de estudos ou resultados de investigações folkcomunicacionais. Indexada, a revista mantém periodicidade quadrimestral e possui qualificação pelo sistema Qualis. É editada pela Agência de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), em parceria com o Programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG, Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom), Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e Centro Folkcom de Pesquisa (CFP/UEPG), com apoio da Editora UEPG e da Fundação Araucária/SETI.

Até o dia 15 de julho, está aberta a chamada de trabalhos para o dossiê temático anual da RIF, que será lançado em agosto de 2015. A edição explora a folkcomunicação e o pensamento decolonial, em sintonia com o tema da XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Cuiabá, 10 a 12 de junho de 2015). A organização do dossiê está a cargo dos pesquisadores Yuji Gushiken (UFMT), Maria Erica de Oliveira Lima (UFRN) e Karina Janz Woitowicz (UEPG).

Os trabalhos submetidos ao dossiê podem enfocar as seguintes abordagens: reflexões e diálogos teóricos sobre folkcomunicação e perspectivas teóricas decoloniais; estudos empíricos sobre grupos subalternos/marginalizados, sob o viés da folkcomunicação; análises dos processos comunicacionais contra-hegemônicos e práticas de resistência decolonial; entre outros enfoques pertinentes ao tema.

Os artigos para o dossiê podem ser enviados até o dia 15 de julho, diretamente pelo sistema on-line da Revista Internacional de Folkcomunicação, no endereço http://www.revistas.uepg.br. Os textos, de 12 a 15 páginas, devem ter uma breve apresentação curricular do(s) autor(es), resumo e abstract entre 5 e 10 linhas, além de três a cinco palavras-chave (key-words) que expressem os conceitos centrais do texto. A formatação dos trabalhos deve ser feita em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 e as citações e referências devem seguir as normas ABNT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *