Revista Folkcom lança 10o número e faz nova chamada de textos

 Já está disponível na Internet a 10ª edição da Revista Internacional de Folkcomunicação (Revista Folkcom – Edição Eletrônica, Ano V, dezembro/2007) para acesso livre. “Além de fortalecer o periódico, nossa principal meta é ampliar e qualificar o espaço como uma das principais referências internacionais nos estudos de folkcomunicação, sem abrir mão da proposta editorial e da qualidade conceitual dos textos”, explica o editor da Revista Folkcom, professor e jornalista Sérgio Luiz Gadini.

Na seção Entrevista, o convidado da edição é o professor José Marques de Melo, que fala sobre a gênese, fortalecimento e difusão da Rede Folkcom. A entrevista é da jornalista Eliane Almeida. A resenha, da autoria de Maria Cristina Gobbi, apresenta o livro do pesquisador em folkcomunicação paraibano Severino Alves de Lucena Filho. A obra, resultado de uma pesquisa do professor, retrata A festa junina em campina Grande/PB: uma estratégia de folkmarketing (Editora UFPB, 2007).

Na Ensaio Fotográfico, o leitor encontra imagens produzidos por Marcelo Sabbattini, sobre o catolicismo rústico. E na seção Discografia Folkcom, a 10ª edição da Revista Folkcom apresenta o CD do amazonense Celdo Braga “Um sarau na Floresta” (Manaus, 2007), da autoria de Sérgio Luiz Gadini.

Na seção Ensaios e Artigos, a Revista Folkcom publica sete textos inéditos, sob os mais diversos aspectos interdisciplinares ou tangenciais que, em alguma medida, tematizam questões afins e pertinentes ao universo de pesquisas em folkcomunicação. Betania Maciel e Linduarte Sebastião Silva Junior (UFRPE) discutem a popularização da ciência pela tradução do discurso popular, a partir do ‘rádio consultório’. As jornalistas e pesquisadoras Karina Medeiros de Lima e Kárita C. Francisco (UFMS) discutem as novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na capital do Mato Grosso do Sul como fenômeno folkcomunicacional. Com base num estudo sobre jornalismo cultural, a maranhense Karla Freire (UFMA) aborda a trajetória do Reggae em São Luís como fenômeno de identificação cultural na denominada Capital conteporânea do Reggae brasileiro.

Em outro artigo, Mario Luiz Fernandes e Cristiane Salvi (UNIVALI/SC) tematizam o sistema de alto-falante como meio de comunicação em Santa Catarina. O professor José Marques de Melo, um dos fundadores da pesquisa na área, retoma a trajetória de Théo Brandão, considerando um dos precursores da Folkcomunicação. Sérgio Luiz Gadini, por sua vez, discute o boato como uma estratégia folkcomunicacional numa perspectiva da informação política. E, por fim, o historiador José Augusto Leandro (UEPG/PR) aborda a cultura dos marinheiros, a partir de um estudo de caso na Baía de Paranaguá, no litoral paranaense, no século XIX, ao Sul do Brasil.

Nova Chamada de Textos e Trabalhos

Para submeter textos (ensaios, artigos, resenhas, críticas, dentre outros formatos aceitos pela publicação) para as próximas edições, enviar o material aos cuidados do editor (sergiogadini [arroba] yahoo [ponto] com [ponto] br) ou para o e-mail da Revista Folkcom (revistafolkcom [arroba] uepg [ponto] br ), até dia 30 de março de 2008. Orientações sobre o tamanho e o formato dos textos podem ser conferidas no site da Revista Folkcom. Confira em Normas para Publicação.

Leia, divulgue e participe da Revista Internacional de Folkcomunicação!

Acesse: http://www.uepg.br/revistafolkco m ou clique direto em http://www.uepg.br/revistafolkcom/atual/index.htm para acessar o número atual da Revista Folkcom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *