Revista Folkcom divulga 13a edição

revista folkcomA 13ª edição da Revista Internacional de Folkcomunicação (Revista Folkcom) já está disponível, na Internet, para consulta gratuita. Para acessar, basta clicar em http://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcom ou http://www.revistas.uepg.br e acessar o link da Revista Folkcom. A edição traz novos textos – inéditos – que tematizam aspectos, relações e perspectivas dos estudos folkcom.

Além disso, a Revista Folkcom também aproveita a oportunidade para lançar a Chamada de Textos e Trabalhos para seu número 14. Para submeter textos (ensaios, artigos, resenhas, críticas, dentre outros formatos aceitos pela publicação) para as próximas edições, os autores devem se cadastrar no Portal, a partir do link da Revista Folkcom, e encaminhar o material diretamente ao pelo site. Dúvidas e informações podem ser enviadas ao e-mail revistafolkcom [arroba] uepg [ponto] br.

Para conferir o sumário da Revista, continue lendo a notícia.

A seção Ensaios & Artigos conta com a colaboração de Betania Maciel e Nelson Varela (que discutem a “cultura organizacional dos trabalhadores do pólo de confecções de Santa Cruz do Capiberibe”), Karina Janz Woitowicz (que aborda “o riso como lugar de expressão e fortalecimento do machismo”), Fernanda Castilho Santana (com o texto “favela como espaço de identidade”, ilustrado pela produção da telenovela), Humberto Ivan Keske (discutindo as relações da crença popular e a mídia), Guilherme Fernandes e Isabela Freitas (que abordam os estudos de recepção e Folk Studies), fechando com o ensaio de Eliana Queiróz Ramos e Betania Maciel, que trabalham a expressão turística pelol olhar folkcomunicacional.

Na Discografia, a Revista Folkcom apresenta o grupo ‘Viola Quebrada’, que busca produzir um som assumidamente caipira, a partir da capital paranaense, com uma matéria da jornalista Graciela Mezzon. O Ensaio Fotográfico da edição é uma coletânea de imagens de uma ‘cultura de resistência’ no Mercosul, onde o editor (Gadini, S.L.) retrata um pouco da pluralidade de expressões de grupos sociais, a partir das ruas da capital argentina.A seção de Entrevistas traz duas reportagens – em forma de entrevista direta – inéditas. Uma com o folclorista e pesquisador da cultura popular Eliomar Mazoco, que discute o universo musical, entre o hibridismo e a tradição, presente no Espírito Santo (Brasil), produzida pela jornalista, professora e cordial colaboradora deste periódico, Adriana Bravin, direto da capital capixaba. E a outra, vem do Recife, com a pesquisadora da cultura popular Maria Alice Amorim. Trabalho esse que contou com a contribuição das jornalistas (e também pensadores da folkcomunicação) Decilene Mendes, Jademilson Silva e Betânia Maciel.

A Resenha Literária – desta primeira edição de 2009 – mostra um pouco da miscigenada cultura paraguaya, a partir de uma coletânea de cadernos editados em Asunción. A autoria da resenha é do editor da Revista Folkcom.

A publicação da Revista Internacional de Folkcomunicação está em plena sintonia com a crescente demanda e emergência de estudos que buscam trabalhar, geralmente em perspectivas interdisciplinares, a contribuição da Folkcomunicação na produção científica contemporânea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *