Revista Folkcom divulga 12a edição

revista brasileira de folkcomunicaçãoJá está disponível na internet a 12ª edição da Revista Internacional de Folkcomunicação (Revista Folkcom) para acesso e consulta gratuita.

Para acessar, basta clicar em http://www.revistas.uepg.br e acesse o link da Ao registrar sua 12ª edição, a Revista Internacional de Folkcomunicação (on line) mantém sua orientação editorial: forjar um espaço de publicação acadêmica, trazendo ao conhecimento público resultados (parciais e ou tendências) de estudos e pesquisas, com características interdisciplinares, que associam produtos, serviços ou expressões da cultura (predominantemente popular) que se integram, numa via de mão dupla, com a crescente midiatização das relações sociais do mundo contemporâneo.

Os temas dos Ensaios & Artigos confirmam o eixo editorial da Revista Folkcom. A seção conta com a participação de Carlos Lopes (Lendas Urbanas e Tecno-Mitos: narrativas em torno dos telefones celulares), Lilian Coelho Reichert e Lourivânia Soares Santos (Representação social e discurso sobre o sertão nos jornais de Salvador), Severino Lucena (Folkmarketing como Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso), Wesley Pereira Grijó (com um texto sobre a ?comunicação oral como instrumento de construção da identidade negra) e a contribuição da professora luso-maranhense Ester Marques, que discute os fluxos de imigração: resistências e rupturas na comunicação popularmassivo.

A entrevista da edição apresenta o trabalho de um cineasta paranaense (Geraldo Piolli), que recuperou, em documentário, uma das duplas musicais que marcaram o imaginário sulista, entre os anos 1950-80 (Belarmino & Grabiela). Na Discografia Folkcom, o leitor encontra uma apresentação do trabalho de um músico das Geraes, que se tornou conhecido no circuito dos Festivais (de música universitária, popular ou afim). O ensaio fotográfico é da professora (profissional e pesquisadora do fotojornalismo) Maria Zaclis Veiga, com imagens do ?carnaval? curitibano. Imperdível! E, na seção de resenhas literárias, a apresentação de uma obra que recupera a imagem construída pelo jornalismo verde-amarelo da Guerra do Paraguai e, no segundo texto, uma síntese do hibridismo musical brasileiro, a partir do congopop cabixaba.

Por fim, a expectativa da coordenação editorial é estimular um debate (transversal) centrado no diálogo de temas problemas de pesquisa, processos, objetos ou ações culturais folkcomunicacionais. Uma ótima leitura! E, lembre-se, a manutenção da Revista Folkcom se justifica pela sua leitura, crítica e contribuição. A crescente demanda de trabalhos, enviados à coordenação editorial, tem fortalecido um projeto da Revista: aumentar a freqüência da periodicidade, que hoje é semestral, para trimestral. A expectativa é implantar, em breve, a nova orientação do periódico.

Revista Folkcom no Portal do Conhecimento Livre

A partir desta edição (12ª) a Revista Folkcom está disponível em novo endereço: no Portal do Conhecimento Livre, que agrega publicações periódicas editadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O Portal busca a disseminação livre do conhecimento produzido por pesquisadores do paí­s e do exterior. As publicações hospedadas no Portal do Conhecimento Livre também estão cadastradas no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). O Portal é organizado pelo professor Edson Armando Silva e a disponibilização da Revista Folkcom foi feita pela estudante de Jornalismo Michele Massuchin. Além da Revista Folkcom, estão disponíveis no Portal a Revista de História Regional, Terr@ Plural e a Revista Tempo, Espaço e Linguagem (TEL).

Fica, assim, o convite para conhecer um pouco mais sobre a perspectiva (interdisciplinar) da Folkcomunicação. Obrigado e uma ótima leitura!

Chamada de Textos e Trabalhos para Revista Folkcom

Para submeter textos (ensaios, artigos, resenhas, críticas, dentre outros formatos aceitos pela publicação) para as próximas edições, os autores devem se cadastrar no Portal, a partir do link da Revista Folkcom, e encaminhar o material diretamente ao pelo site. Dúvidas e informações podem ser enviadas ao email: revistafolkcom [arroba] uepg [ponto] br.

Leia, divulgue e participe da Revista Internacional de Folkcomunicação

Acesse http:www.revistas.uepg.brindex.php?journal=folkcom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *