Rede Folkcom participa de seminário junto ao IPEA e SOCICOM

Fomentar a cooperação do setor público com o campo acadêmico da Comunicação constitui a meta principal do evento promovido em Brasília, nos dias 24 e 25 de fevereiro, pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada , vinculado ao Ministério de Assuntos Estratégicos do Governo Federal.

A interlocução do Estado com a comunidade científica está sendo feita pela Federação das Sociedades Científicas e Associações Acadêmicas de Comunicação – SOCICOM, sociedade civil constituída por 15 entidades da área, representando todas as áreas de conhecimento, de todo o território nacional.

Estarão na capital do país os presidentes das principais associações nacionais: INTERCOM (estudos interdisciplinares), COMPÓS (pós-graduação), SOCINE (audiovisual), SBPJOR (jornalismo), ABRAPCORP (relações públicas), ABJC (divulgação científica), bem como os representantes das sociedades emergentes: ABCiber (cibercultura), ABES (semiótica), ALCAR (história da mídia), FOLKCOM (folkcomunicação), FNPJ (professores de jornalismo), FORCINE (escolas de cinema), POLITICOM (propaganda e marketing), ULEPIC (economia política da comunicação), além da Rede Folkcom, Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação.

Siga lendo a notícia para saber mais sobre o evento e conhecer a programação.

Além de intercambiar idéias e informações sobre o estado do conhecimento nas áreas de comunicação social e de planejamento estratégico, os participantes deverão discutir os indicadores consensuais para a coleta de dados primários ou secundários que configurem o perfil nacional desse campo, através da publicação do “Anuário Brasileiro de Comunicação”. Trata-se de repertório quantitativo/qualitativo destinado a suprir lacunas de natureza cognitiva dos estudantes, professores, bem como de profissionais, empresários, agentes do serviço público e das lideranças do terceiro setor.

Focalizando o tema geral “O papel da Comunicação no Novo Ciclo do Pensamento Brasileiro”, o evento será constituído de duas partes: um colóquio inicial entre os dirigentes do IPEA e os representantes das entidades filiadas à SOCICOM; uma oficina de trabalho, cuja finalidade é planejar o “Anuário Brasileiro de Comunicação”.

Está previsto também o lançamento do livro Mídia, Economia e Sociedade, contendo análises e recomendações feitas pelo IPEA e pela SOCICOM aos participantes da I CONFECOM – Conferência Nacional de Comunicação, patrocinada pelo Presidente Lula, em dezembro do ano passado. Os textos incluídos no livro são as contribuições que Antonio Hohlfeldt (INTERCOM), Maria Dora Mourão (SOCINE), Margarida Kunsch (ABRAPCORP), Cesar Bolaño (ULEPIC) e Jose Marques de Melo (SOCICOM) apresentadas ao seminário promovido pelo IPEA na Fundação Joaquim Nabuco, Recife, em novembro de 2009.

Objetivos

O evento será realizado em Brasília, na sede do IPEA – Edif. do BNDES – Setor Bancário Sul – SBS Quadra 1 Bloco J, visando os seguintes objetivos: 1) Informar e debater o estado da questão nos campos da Pesquisa Econômica Aplicada e das Ciências da Comunicação; 2) Definir pontos de convergência que possam ser focalizados num protocolo de cooperação interinstitucional; 3) Estabelecer calendário para elaboração do Anuário Brasileiro de Comunicação 2010.

Programa

O programa a ser cumprido é o seguinte:

Dia 24/2 – Quarta-feira

Manhã/Tarde – Chegada dos participantes a Brasília, registro e alojamento no hotel reservado

– 17h – Credenciamento dos participantes indicados pelas associações filiadas – Local: IPEA – Ed. do BNDES

– 17h30 – Lançamento dos Anais do Seminário sobre Mídia, Economia e Sociedade (promovido em Recife – novembro de 2009 – pelo IPEA, em parceria com a SOCICOM, como contribuição à CONFECOM).  Apresentação aos participantes pelo Assessor Chefe de Comunicação do IPEA, Daniel de Castro, e pelo Presidente do Conselho Deliberativo da SOCICOM, Cesar Bolaño

– 18h – Painel sobre a Economia Brasileira, com a participação de Milko Matijscic,  Chefe da Assessoria Técnica da Presidência do IPEA e de João Maria d´Olivio, assessor da instituição .

– 19h – Debatedores: Valerio Brittos (ULEPICC) e Dacia Ibiapina (FORCINE),

– 20h – Encerramento

– 20h30 – Jantar de confraternização

 

Dia 25/2 – Quinta-feira

Manhã

– 8h30 – Abertura: Presidentes do IPEA e da SOCICOM

– 9h – Palestras sobre o Novo Ciclo do Pensamento Brasileiro

Coordenação: José Marques de Melo – SOCICOM

Palestrista:

Pensamento Econômico Brasileiro – Márcio Pochamm, presidente do IPEA

Pensamento Econômico e Políticas de Comunicação – César Bolaño, presidente do conselho deliberativo da SOCICOM

– 10 h – Debates

Debatedores: Antonio Hohlfeldt (INTERCOM), Itania Gomes (COMPÓS) e Marialva Barbosa (ALCAR)

– 10h30 – Intervalo para o cafezinho

– 11h – Painel sobre os Marcos Estratégicos do Anuário Brasileiro de Comunicação

Coordenação: Margarida Kunsch – SOCICOM

Expositores: Daniel de Castro – IPEA e Elias Machado – SOCICOM

Debatedores: Carlos Franciscato (SBPJOR), Maria Dora Mourão (SOCINE), Ivone Oliveira (ABRAPCORP) e Ana Claudia Mei de Oliveira (ABES)

– 13h – Almoço

Tarde

– 15h – Metodologia e Calendário do Anuário Brasileiro de Comunicação

Coordenação: Ana Silvia Médola – SOCICOM

Expositores: Daniel de Castro – IPEA e Elias Machado – SOCICOM

Debatedores: Betânia Maciel (FOLKCOM), Ruth Rendeiro (ABJC) e Edison Spenthof (FNPJ)

Relatora: Anita Simis – SOCICOM

– 17h30 – Encerramento

– 18h – Partida para o aeroporto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *