PPGCOM/UFRB promove congresso internacional sobre culturas em Cachoeira

Com o objetivo de instigar reflexões sobre o papel da comunicação nos laços culturais, permeados pela ativação de memórias e afetividades, entre os dias 21, 22 e 23 de novembro de 2018, o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizado na cidade de Cachoeira – Bahia, sediará o IV Congresso Internacional sobre Culturas. Neste ano, o evento, promovido pela UFRB por meio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e com apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA) através do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, tem como tema Memória e Sensibilidade: Cenários da experiência cultural contemporânea. O encontro pretende estabelecer um rico diálogo entre os processos e atos comunicacionais, bem como dar conta da sua relação com a memória e o esquecimento, ações políticas e estéticas que acionam discussões sobre o papel da comunicação nesse processo.

Em sua quarta edição, o congresso busca a ampliação do debate científico, que teve início em 2015, na Universidade da Beira Interior (UBI/Portugal) junto ao Curso de Ciências da Cultura, e se reforçou em 2016 na UFBA, e em 2017 na Universidade do Minho (UMinho/Portugal) através do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, além de fortalecer as relações de cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições que tem criado uma rede de pesquisadores de cultura. Deste modo, o evento se constitui em mais um esforço de continuidade às pesquisas contemporâneas que envolvem os Estudos da Cultura associados aos novos territórios de investigação nas Ciências Sociais e Humanas. “É uma alegria e uma responsabilidade sediar a quarta edição do evento, que celebra as ativações das memórias em suas múltiplas formas e a potência das dinâmicas sensíveis, dos afetos que constituem nossas interações”, comenta a coordenadora do PPGCOM/UFRB, Renata Pitombo Cidreira.

A programação será composta no período da manhã, nos três dias, por mesas-redondas com a participação de pesquisadores convidados das quatro universidades que debaterão sobre: processos criativos e patrimônio cultural; memória e contextos culturais; cultura popular e comunicação; diversidade cultural e novas narrativas e sensibilização da cultura e culturalização do sensível. O congresso contará também com sessões de apresentação de trabalhos de cerca de 120 pesquisadores em dez diferentes grupos no período da tarde, lançamento de livros, exposições e apresentações artísticas. Entre os destaques, no dia 21 de novembro, o espetáculo em comemoração aos 60 anos de um estilo puramente brasileiro: a bossa nova, sob a direção musical do vibrafonista Ricardo Valverde com participação da cantora paulistana Bia Goes, no dia 22 de novembro, música instrumental com o grupo Minima Musica, e no encerramento do evento, a apresentação do grupo Raízes de Acupe, que reúne os veteranos sambadores e sambadeiras da comunidade quilombola de Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação, que prometem desvelar no samba de roda, a força do legado afro-brasileiro na Bahia.

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e demais interessados em participar do evento, ainda podem se inscrever como ouvinte até o dia 21 de novembro. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site: https://www3.ufrb.edu.br/eventos/4congressoculturas/
No Facebook: https://www.facebook.com/congressointernacionalsobreculturas/
E Instagram @4congressoculturas: https://www.instagram.com/4congressoculturas/
E-mail: 4congressoculturas [arroba] gmail [ponto] com

SERVIÇO
Data: 21 a 23 de novembro de 2018.
Quarteirão Leite Alves – Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) UFRB e Cine Theatro Cachoeirano – Cachoeira (BA).
Acesso: aberto ao público.
Inscrições para ouvintes:  https://www3.ufrb.edu.br/eventos/4congressoculturas/inscricoes

Programação:

21 NOV
9h30 – 10h: Mesa de Abertura
10h – 12h: Mesa-redonda: Processos criativos e patrimônio cultural
Edilene Dias Matos (UFBA), José Rosa (UBI), José Roberto Severino (UFBA)
Mediador: Danillo Barata (UFRB)
14h – 18h30: Grupos de Trabalhos
18h30: Lançamento de Livros
19h: RECITAL: 60 anos de Bossa Nova – Ricardo Valverde, Bia Goes e Quarteto

22 NOV
8h30 – 10h30: Mesa-redonda: Memória e contextos culturais
Marcos Palácios (UFBA), Sérgio Mattos (UFRB), Daniela Matos (UFRB), Mediadora: Suzana Barbosa (UFBA).
10h30 – 12h30: Mesa-redonda: Cultura popular e comunicação
Paulo Miguez (UFBA), Francisca Helena Marques (UFRB), Giovandro Ferreira (UFBA), Mediadora: Daniele Canedo (UFRB).
14h – 18h30: Grupos de Trabalhos
19h: Jantar de Confraternização (Por adesão), com música instrumental do grupo Mínima Música.

23 NOV
8h30 – 10h30: Mesa-redonda: Diversidade cultural e novas narrativas
Emília Araújo (MINHO), Messias Bandeira (UFBA), Rita Aragão (UFBA)
Mediador: Jorge Cardoso (UFRB)
10h30 – 12h30: Mesa-redonda: Sensibilização da cultura e culturalização do sensível. Monclar Valverde (UFBA), Urbano Sidoncha (UBI).
Mediadora: Renata Pitombo (UFRB).
14h – 18h30: Grupos de Trabalhos
18h30 – 19h: Cerimônia de Encerramento
18h30 – 19h: Congraçamento Final: Samba de Roda do Recôncavo – Raízes de Acupe

Por Assessoria do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *