Pesquisador da Rede Folkcom lança livro sobre folkmarketing das festas juninas

folkmarketing e festas juninasO professor Severino Lucena da Universidade Federal da Paraíba e membro da Rede Folkcom lança o livro “A Festa Junina em Campina Grande-PB: uma estratégia de Folkmarketing”, pela editora da UFPB. Uma importante contribuição para o campo da Folkcomunicação, o livro baseado na tese de doutorado do professor Severino

O trabalho teve como objeto de estudo a festa junina de Campina Grande. A tese analisa os discursos das organizações públicas e privadas patrocinadoras e apoiadoras do evento, que se apropriam do universo simbólico do círculo junino (balões, comidas típicas, danças, matutos e músicas), como estratégia de comunicação dirigida para o seu público alvo de interesse com objetivos mercadológicos e institucionais.

A pesquisa aconteceu de 2000 a 2004 e os elementos que integram o seu universo são outdoors; embalagens de bebidas e cigarros; cenários dos shoppings; parque do povo; clínica odontológica; supermercados; cartões telefônicos; programa oficial da festa e outros.

Com apresentação do pesquisador e estudioso da cultura popular e folkcomunicação, professor Roberto Benjamim, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Comissão Pernambucana de Folclore, o livro é composto de quatro capítulos: origem da festa, pressupostos teóricos, metodologia e considerações finais.

O lançamento ocorrerá no dia dia 30 de junho as 16:00 horas na Livraria Cultura do Shoppimg  Iguatemi em Campina Grand e no dia 02 de julho no auditorio da PBTUR em Tambau as 17: 00 horas – João Pessoa .

“A festa junina em Campina Grande: uma estratégia de folkmarketing” também será lançado no dia 16 de agosto na X Conferência de Brasileira de Folkcomunicação,em Ponta Grossa (PR); no dia 19 de setembro no Congresso Brasileiro de Folclore, em Fortaleza (CE); e no dia 06 de novembro, por ocasião do Congresso Internacional de Comunicação, na PUC-RS.

Severino Alves de Lucena Filho é professor do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB e pesquisador da Rede Brasileira de Folkcomunicação.

Colaborou: Portal TV & Arte. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *