Pesquisador da Rede Folkcom aborda festas juninas em palestra

osvaldo trigueirAs festas juninas sempre fizeram parte dos processos das transformações culturais e religiosas da sociedade humana, das suas relações simbólicas entre a realidade, a ficção e o lúdico, dando origem aos diversos protagonistas e suas performances nos festejos populares.

São essas práticas do passado que chegam ao presente, com as suas diversidades de significados, de referências e de desdobramentos em processos culturais de apropriações, de objetivação, de incorporação, de conversão dos valores simbólicos do catolicismo  popular e, na contemporaneidade, de valores simbólicos da sociedade midiática.

A partir desta premissa, o prof. Osvaldo Trigueiro, pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação – Rede Folkcom, refletiu sobre a contemporaneidade das festas juninas, em palestra apresentada no 6º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, realizado na Universidade Estadual da Paraíba, durante os dias 18 a 20 de junho de 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *