Pesquisador da Rede Folkcom e a contribuição africana à cultura brasileira

 

africa esta em nos roberto benjaminO professor e pesquisador da Rede de Estudos em Folkcomunicação – Rede Folkcom Roberto Benjamin (UFRPE) e ex-presidente da Comissão
Nacional de Folclore está lançando a nova edição  de seu  livro A
África está em nós
publicado com selo da Editora Grafset, de João
Pessoa (PB). O livro se destina a oferecer elementos para a compreensão
da contribuição dos povos africanos na formação do Brasil atual.

Siga lendo a notícia, para a resenha completa.

Roberto Emerson Câmara Benjamin é nascido no Recife, graduado em Jornalismo com pós-graduação na área. Preside a Comissão Nacional de Folclore e a Comissão Pernambucana de Folclore. Tem vários livros publicados, entre os quais, destacam-se Contos populares Brasileiros/Pernambuco, Folguedos e Danças de Pernambuco, Folkcomunicação no contexto da massa e Pequeno Dicionário do Natal, além de outros. É membro da Folkcom-Sociedade Brasileira de Estudos de Folkcomunicação, atuando no comité científico e orientando pesquisas sobre os aspectos comunicacionais do folclore.

Segundo ele, a história e a cultura dos povos africanos são, efetivamente, parte da história do Brasil, tal como a história dos nossos indígenas e a dos colonizadores europeus, esta última sempre privilegiada pela escola brasileira. A reconstituição da história do negro é importante porque ainda foi pouco estudada e pesquisada e há muitas lacunas a serem preenchidas para se avaliar a sua contribuição. A história do colonizador faz parte da historiografia oficial, pois, ele é dominante e sua cultura faz parte naturalmente das preocupações da academia.

De forma didática e simples, Roberto Benjamin apresenta as heranças africanas do Brasil em cinco capítulos. O livro é cheio de ilustrações e sugestão de trabalhos escolares para uso didático em sala de aula de disciplinas como História, Geografia, Educação Artística e outras.O livro também apresenta mapas, desenhos, fotografias, além de textos literários que contextualizam o leitor e dão uma visão estética da contribuição do negro à nossa cultura. Isto é que chama a atenção porque enriquece a leitura e torna fácil a assimilação do seu conteúdo. Este é o diferencial entre os outros livros que tratam do assunto.

A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS

Roberto Benjamin

Editora Grafset

E-Mail: editora@ grafset.com.br

TELEFAX: (83) 233.9640

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *