Nova edição da RIF presta homenagem ao professor Marques de Melo

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) acaba de lançar sua nova edição, que presta uma homenagem ao professor José Marques de Melo, primeiro doutor em Jornalismo do Brasil e um dos maiores pesquisadores das Ciências da Comunicação no mundo. Falecido no dia 20 de junho, aos 75 anos, o professor foi o maior responsável pelo reconhecimento e pela difusão da teoria da folkcomunicação no Brasil e no exterior e grande incentivador da RIF, tendo atuado como membro do conselho editorial e publicado artigos ao longo dos últimos anos.

O editorial da edição, além da homenagear ao professor, registra ainda a perda do pesquisador Sebastião Breguez, também pioneiro dos estudos de folkcomunicação e colaborador da RIF, ocorrida no dia 04 de março. De acordo com a equipe editorial, a revista assume o compromisso de levar adiante os esforços investigativos destes pesquisadores e difundir os estudos folkcomunicacionais.

É com este propósito que a edição traz o dossiê Folkcomunicação, patrimônio e identidade cultural , organizado pelos professores Maria Isabel Amphilo (UMESP) e Rafael Schoenherr (UEPG), com colaboração do professor Jorge González (UNAM). São dez artigos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que abordam aspectos diversos em torno da temática, tais como reflexões conceituais e estudos empíricos sobre fenômenos culturais e identitários.

Além da seção temática dedicada a pesquisas sobre identidade e patrimônio, a revista apresenta, nos artigos gerais, cinco trabalhos que enfocam metodologias de pesquisa e análises folkcomunicacionais da mídia e da cultura popular. A entrevista da edição dialoga com a problemática das identidades ao tratar de movimentos migratórios, diásporas e identidades culturais na perspectiva do pesquisador Mohammed ElHajji. E, por fim, a edição traz, na seção de resenhas, uma análise do livro Política cultural e desentendimento, de Alexandre Barbalho.

O conteúdo da revista pode ser acessado neste link.

Sobre a RIF

A Revista, criada em 2003, é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

A RIF recebe trabalhos, nos formatos de artigo, resenha, entrevista e ensaio fotográfico, em fluxo contínuo. As contribuições devem ser encaminhadas diretamente pelo sistema eletrônico da Revista.

Por Regina Cunha
Texto original: Karina Janz Woitowicz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *