Nosso adeus a Luis Ramiro Beltrán

BeltránNeste último sábado (11/07), faleceu Luis Ramiro Beltrán, importante pesquisador das Ciências da Comunicação na América Latina. A diretoria da Rede Folkcom divulgou carta de pesar em nome da grande perda. Segue o texto na íntegra:

Prezados sócios e pesquisadores da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação,

Com muito pesar e tristeza, nos solidarizamos com a família e com os pesquisadores em Comunicação pelo falecimento do teórico e pesquisador Luis Ramiro Beltrán, aos 85 anos, na Bolívia.

Jornalista, escritor e comunicador, Ramiro Beltrán obteve seu título de doutorado na Universidade Estadual de Michigan e foi durante muito tempo professor visitante de universidades norte-americanas, como também em outros países como Brasil, México, Colômbia, Argentina, Itália, França, Peru etc.

Na década de 1970, foi importante pesquisador a defender a democratização da comunicação com ênfase no desenvolvimento das Políticas de Comunicação Nacional. Sua análise crítica, métodos de investigação e objeto de estudo tiveram repercussão internacional. Conhecido também como um dos fundadores da “Escola Latino-americana de Comunicação”, sem dúvida, sentiremos muita falta das suas contribuições, experiência e conhecimento.

Certamente, amanhecemos hoje, neste domingo, dia 12 de julho de 2015, um pouco mais órfãos.

Todavia, seus estudos, pensamentos e publicações serão para sempre lembrados e referência à nova geração de pesquisadores.

Cordialmente,

A Diretoria da Rede Folkcom
Maria Érica, Karina Woitowicz, Yuji Gushiken, Guilherme Fernandes, Júnia Martins, Iury Aragão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *