Marques de Melo recebe Prêmio Jabuti 2013

Prof. Marques de Melo e Pe. Zolferino Tonon (Editorial Paulus).

Prof. Marques de Melo e Pe. Zolferino Tonon (Editorial Paulus). (Foto: Marcelo Balbino)

Nesta quarta-feira, 13 de novembro, o escritor, jornalista e professor José Marques de Melo recebeu o Prêmio Jabuti, considerado o prêmio literário mais importante do País. Vencedor da categoria “melhor livro de Comunicação” com a obra História do Jornalismo – itinerário crítico, mosaico contextual (Ed. Paulus), José Marques de Melo foi aplaudido fervorosamente na cerimônia de entrega do prêmio, realizada no Salão São Paulo, região central da capital paulista.

A intenção do professor Marques de Melo, presidente de honra da Rede Folkcom, “é estimular a pesquisa histórica do jornalismo, tanto nos cursos de graduação quanto nos programas de pós-graduação, contribuindo para a interpretação comparativa das articulações entre o jornalismo e as demandas da sociedade.” [1]

História do Jornalismo é disciplina integrante do currículo de cursos acadêmicos de Jornalismo no Brasil e no mundo. Enquanto disciplina, a proposta é trazer ao estudante não somente o teor histórico, mas também os métodos, metodologias e escolas influentes no campo respectivo, assim como os confrontos práticos e teóricos no percurso do Jornalismo e dos seus profissionais. O livro premiado contempla este viés de conteúdo, sendo constituído por três abordagens – processos jornalísticos, conjunturas destes processos e principais atores.

Relevância do tema, rigor científico e precisão conceitual foram os principais elementos considerados pelo Júri da 55a edição do Prêmio Jabuti.

1. Site da INTERCOM, Projeto Memória, edição 245. Disponível em: http://migre.me/mc8Ta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *