Luiz Beltrão é tema de ciclo comemorativo em Adamantina

beltrão 90, fai 40No próximo dia 1 de outubro de 2008, a professora Eliane Mergulhão Pena, Pesquisadora da Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional apresentará no dia a palestra “Luiz Beltrão: da Comunicação à Literatura”, na sala 5 do Campus I das Faculdades Adamantinenses Integradas – FAI , em Adamantina, São Paulo. A palestra faz parte do Ciclo “Beltrão 90, FAI 40”.

A motivação do Ciclo, segundo o Departamento de Comunicação Social da FAI é o fato de agosto de 1968, nas longínquas paragens que fazem fronteira entre São Paulo, Paraná e Mato Grosso foram criadas as Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), Luiz Beltrão comemorava 50 anos de vida, em Brasília, dando continuidade ao seu projeto de edificação do campo da comunicação no Brasil, embora saudoso de Pernambuco, sua terra natal.

Três fatores aproximam a FAI de Luiz Beltrão, justificando a comemoração dos seus 90 anos em Adamantina. Primeiro, a coincidência das celebrações natalícias. Segundo, a pernambucanidade do nosso pioneiro das ciências da comunicação e da geógrafa Iara, a educadora que impulsionou a FAI nos seus primórdios. Terceiro, a cidadania adamantinense conquistada por José Marques de Melo desde o ano de 2006, quando os professores Sérgio Barbosa e Ieda Borges resgataram o trabalho seminal da trilogia jornalística do mestre pernambucano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *