Livro avalia ação da mídia nas culturas locais

folkcomunicação e resistência cultural O pesquisador de Comunicação, jornalista e professor mineiro Dr. Sebastião Breguez (INTERCOM-MG), doutor em Comunicação, está lançando o livro FOLKCOMUNICAÇÃO: resistência cultural na sociedade globalizada (SP, Intercom, 2004) que avalia a ação da mídia sobre as culturas locais e regionais. O livro reúne trabalhos apresentados e discutidos no Seminário Brasileiro de Folkcomunicação, que ele organizou e que aconteceu em Belo Horizonte, no Palácio das Artes. Ali d urante dois dias, especialistas de todo o Brasil debateram os efeitos da globalização midiática na cultura popular (folclore). O evento foi organizado pela INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), através de seu Núcleo de Pesquisa em Folkcomunicação coordenado por Sebastião Breguez. O livro tem prefácio do Prof. Dr. José Marques de melo, Diretor da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação.

O livro analisa três pontos importantes no debate sobre a globalização e a cultura: Resistência Cultural e Mídia, Estratégias de Sobrevivência das Culturas Regionais em face do processo de Globalização e Co-existência pacífica da Tradição com a Modernidade.

A Folkcomunicação é uma disciplina científica criada na década de 1960 pelo jornalista e professor pernambucano, Luiz Beltrão, que foi o primeiro doutor em Comunicação do Brasil. Ela estuda os aspectos comunicacionais das culturais locais e regionais e também do folclore. Esta disciplina ganhou importância nos meios acadêmicos brasileiros na década de 1990 em função do aumento de pesquisas sobre os efeitos da globalização nas culturais locais. A partir daí foi criada a FOLKCOM-Sociedade Brasileira de Estudos da Folkcomunicação que reúne os professores, jornalistas, estudantes e pesquisadores que se interessam pelo tema. O professor Sebastião Breguez, que é discípulo de Luiz Beltrão foi um dos criadores desta associação. Ele criou e  coordenou o Núcleo de Pesquisa em Folkcomunicação da INTERCOM até janeiro deste ano.

FOLKCOMUNICAÇÃO: resistência cultural na sociedade globalizada

Sebastião Breguez

Intercom, SP, 2004

Preço: R$25,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *