Lançada chamada de trabalhos para o GP de Folkcomunicação no Congresso Intercom 2017

Convidamos pesquisadores titulados (doutores, mestres e graduados) e em formação nos cursos de Mestrado e Doutorado a enviar trabalhos completos ao Grupo de Pesquisa (GP) de Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade, a se reunir na programação oficial do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 04 a 09 de setembro de 2017, na Universidade Positivo, em Curitiba, capital do Paraná.

A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) deverá divulgar em breve, no site da entidade (www.intercom.org.br), a chamada de trabalhos para o congresso de amplitude nacional e cujos anais têm registro de ISSN (2175-4683) e emissão eletrônica de certificados aos apresentadores de trabalhos. 

No Congresso de 2016, realizado na USP (Universidade de São Paulo), o GP passou a ter a denominação ampliada de Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade. Esta nova denominação tem a vantagem de explicitar a complexidade que põe em relação as memórias do folclore, as dinâmicas das culturas populares, a tessitura dos processos midiáticos e as demandas da interculturalidade no mundo contemporâneo. 

O GP em Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade se constitui com participação de pesquisadores das cinco regiões brasileiras, representando o desenvolvimento da comunidade das Ciências da Comunicação e, como consequência, do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) no país. Participam pesquisadores do Programas de Pós-Graduação na Área de Comunicação, e também pesquisadores de outras áreas que têm a Comunicação como tema e questão em perspectivas disciplinares e interdisciplinares. 

O GP busca o fortalecimento da comunidade científica brasileira em todos os estados da federação, endossando as características primordiais do campo científico, que passa pela avaliação por pares e pelos processos colaborativos e autocríticos que têm permitido qualificar constantemente nossas práticas e resultados de pesquisa. 

Com participação de pesquisadores já maduros e outros começando a carreira acadêmica, o GP de Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade pretende reunir, apresentar e debater as principais questões relacionadas aos campos da comunicação e da cultura nas mais diversas regiões brasileiras, cada qual em sua singularidade geográfica e histórica, e cada qual tendo distintas experiências relacionadas à modernização midiática, tendo o congresso da Intercom como fórum relevante em sua atuação científica e política. 

Lembramos que o GP reúne um dos mais ativos grupos de pesquisadores nas Ciências da Comunicação em território brasileiro, com os muitos livros organizados, edições especiais de periódicos e eventos como a Conferência Brasileira de Folkcomunicação (este ano de 02 a 05 de maio na UFRPE, em Recife, capital de Pernambuco) e o GT no âmbito da Alaic (Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação). 

Em nome dos colegas que nos antecederam neste GP, muitos dos quais já na merecida aposentadoria, agradecemos imensamente a todos os que já apresentaram trabalhos ao longo dos anos, dando sua valiosa contribuição para o desenvolvimento da Folkcomunicação e seus temas interdisciplinares no âmbito da Intercom. Evidentemente, esperamos o envio de trabalhos de modo contínuo e que nos encontremos no Intercom em setembro de 2017, em Curitiba. 

Reiteramos a importância de mestres e doutorandos buscarem assinar os artigos com participação acadêmica de seus orientadores de dissertações e teses ou com líderes e membros de grupos de pesquisa dos quais participam atualmente em suas universidades, o que será importante institucionalmente para os PPGs onde desenvolvem os
estudos de pós-graduação e para a Intercom como entidade científica. No entanto, artigos individuais, de caráter ensaístico, produzidos por pesquisadores mestres e doutores também são bem-vindos, em especial os que debatem a Folkcomunicação em instância epistemológica.

Aguardamos o envio dos trabalhos até o dia 15 de julho e ficamos disponíveis para quaisquer informações que se fizerem necessárias. Mais informações, na página do evento.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Yuji Gushiken
Jornalista e Relações-públicas
Coordenador do GP em Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade/Intercom (2017-2018)
Coordenador do PPG em Estudos de Cultura Contemporânea (M/D) da UFMT/Cuiabá
Líder do Núcleo de Estudos do Contemporâneo (NEC-UFMT/CNPq)
yug [arroba] uol [ponto] com [ponto] br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *