Lançada chamada de trabalhos para 14º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) lançaram a CHAMADA DE TRABALHOS para o 14º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, que será realizado de 27 a 29 de setembro, no Centro de Integração Acadêmica (CIAC), Campus I da UEPB, em Campina Grande. Promovido pelo Departamento de Jornalismo e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com apoio das Pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Cultura e Extensão da UEPB, o evento terá como tema central “A pedagogia da folkcomunicação e da cultura popular”.

“Nosso objetivo consiste em mapear e problematizar as experiências em andamento, analisar os resultados alcançados em termos de ensino e aprendizagem e estimular novas propostas didático-pedagógicas para a inserção do folclore, arte, comunicação, religião e cultura popular no contexto da educação brasileira, tanto em nível regional como nacional”, destaca o coordenador do seminário Luiz Custódio da Silva.

A temática do evento será abordada através de cinco grupos de trabalho: educomunicação e folkcomunicação; comunicação, educação e desenvolvimento; movimentos sociais, festejos juninos e dinâmicas educativo-culturais; folkcomunicação nos contextos religiosos; e pedagogia do jornalismo cultural. Os GTs tratarão de questões fundamentais à educação contemporânea, a partir de indagações tais como: aprende-se o saber do povo nas escolas? De que forma os saberes populares estão interagindo com outros saberes no processo de construção das identidades culturais nos contextos locais, regionais, nacionais e globais? Como a arte e a cultura popular estão sendo trabalhadas na formação de crianças, jovens e adultos na rede pública e privada de ensino?

O prazo para submissão de trabalhos irá até o dia 15 de setembro, podendo participar professores e estudantes de ensino fundamental, médio e superior, pesquisadores, profissionais, agentes culturais e representantes de organizações governamentais, privadas e do terceiro setor. Os interessados devem efetuar antecipadamente o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20, através de boleto gerado via o sistema da Guia de Recolhimento da UEPB (GRUEPB) https://sistemas.uepb.edu.br/GRUEPB/, selecionando a especificação de receita 1.6.1.3.13.310 – Insc. XIV Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular.

Seguindo as normas de conteúdo e formatação definidas na chamada, os trabalhos devem ser enviados juntamente com cópia do comprovante de pagamento da inscrição para a coordenação do evento, através do endereço festejosjuninos2017 [arroba] gmail [ponto] com. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais eletrônicos e apresentados durante a realização do seminário que deverá reunir mais de duas centenas de participantes das áreas de comunicação, folkcomunicação, cultura popular, educação, educomunicação, economia criativa e gestão da cultura.

Organizada pelos grupos de pesquisa Comunicação Cultura e Desenvolvimento e Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional, a 14ª edição do seminário recebe apoio da Prefeitura de Campina Grande e do Governo do Estado. Além da Editora da UEPB (Eduepb), Curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Faculdade São Francisco de Barreiras-BA (FASB), colaboram com o evento os programas de pós-graduação em Formação de Professores e Desenvolvimento Regional da UEPB, Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Fonte: Roberto Faustino | Assessoria UEPB.

Comentários

  1. Pollyana diz

    Olá, gostaria de saber a respeito de quem não vai submeter trabalho para apresentar nos GT’s. Mas deseja assistir ao seminário, ou seja, ser apenas espectador. Preciso efetuar pagamento de inscrição?

    Pois na chamada entendi que a inscrição/pagamento está vinculada diretamente a quem vai apresentar trabalhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *