José Marques de Melo é declarado anistiado político pelo Ministério da Justiça

marquesdemeloCriada em 2001, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça tinha, em fevereiro de 2015, cerca de 8 mil casos de anistia política à espera de análise. Segundo o presidente da Comissão, Paulo Abrahão, o acesso a documentos, o encontro de registros em órgãos públicos e a busca da compreensão da legislação aplicável a cada caso se constituem nas principais dificuldades para a análise dos processos.

A Comissão examina os pedidos de indenização feitos por pessoas que foram impedidas de exercer atividades econômicas por motivação exclusivamente política, no período de 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro de 1988. O presidente de honra da REDE FOLKCOM, professor José Marques de Melo, perseguido e preso pela ditadura militar na segunda metade dos anos 1970, acaba de ser declarado anistiado. Assim a Comissão formalizou o pedido de desculpas:

“Declaro formalmente o Sr José Marques de Melo anistiado político brasileiro, por decisão unânime desta Comissão de Anistia. Neste momento, o Estado Brasileiro formaliza o pedido de desculpas pelas perseguições, pela prisão, pelo tempo em que esteve afastado do seu emprego e por todos os reflexos causados também à sua família – Presidente da Comissão Nacional de Anistia, Paulo Abrahão.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *