I Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará

Mostra Indígena Etnográfica CearáContemplada no XI Edital Ceará de Cinema e Vídeo, a I Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará é uma iniciativa da Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé em parceria com o Cine Clube Aldeia. Primeira do gênero no Estado, a mostra propõe um espaço de discussão e divulgação de filmes etnográficos, em especial com temática indígena. O principal objetivo é proporcionar um intercâmbio cultural entre realizadores, pesquisadores e comunidades tradicionais.

A participação é gratuita e aberta ao público em geral. A programação inclui oficinas, rodas de conversa, núcleos de vivência, apresentações culturais e mostras paralelas de filmes etnográficos. A curadoria e a produção do evento são compartilhadas entre parceiros e a etnia. O evento pretende contribuir para a articulação entre comunidades indígenas no Ceará e dessas com outros agentes, fomentando a criação de redes de colaboração em cinema indígena e etnográfico.

A mostra surge para fortalecer e dar destaque à produção audiovisual etnográfica e indígena no Estado. Tem por referência alguns projetos e festivais nacionais, como o Vídeo nas Aldeias, o ForumDoc.BH (Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte), o CachoeiraDoc (Festival de Documentários de Cachoeira) e o Fifer (Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife).

O evento acontece de 4 a 6 de dezembro na aldeia Lagoa da Encantada, Área Indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz/CE. Promovida pela Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé e pelo Cine Clube Aldeia, a mostra propõe um espaço de discussão e divulgação de filmes etnográficos, em especial com temática indígena. Os interessados devem submeter seus filmes ATÉ O DIA 30 DE OUTUBRO. A participação é gratuita e aberta ao público em geral.
E-mail para contato: mostrafilmesindigenas [arroba] gmail [ponto] com.

Inscrições aqui.

Fonte: Site do evento

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *