Homenagem aos 90 anos de Luiz Beltrão

seminário eltrao 90 anos ufpeA Rede Folkcom e o Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoveram em parceria com a Revista Imprensa, no dia 8 de agosto, a comemoração dos 90 anos de Luiz Beltrão, pioneiro das Ciências da Comunicação e dos Estudos de Jornalismo no Brasil.

O seminário contou com a participação dos alunos de Beltrão – prof. Roberto Benjamin e profa. Teresa Lúcia Halliday – do jornalista Ivanildo Sampaio, diretor da redação do Jornal do Commércio; Fernando Menezes, colunista do JC e contemporâneo de Beltrão; da profa.  Betania Maciel, presidente da Rede Folkcom; e do prof. Alfredo Vizeu, do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade (PPGCOM-UFPE).

Pioneiro da pesquisa científica sobre os fenômenos comunicacionais nas universidades brasileiras, o olindense Luiz Beltrão (1918-1986) foi fundador do Instituto de Ciências da Informação (Icinform), primeiro  centro acadêmico nacional de estudos midiáticos, e da primeira revista de ciências da comunicação Comunicações & Problemas, editada pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1963. Tornou-se também o primeiro doutor em comunicação do Brasil, pela Universidade de Brasília em 1967.

O tema que caracteriza os estudos de Beltrão e o qual ele se dedicou é o estudo da teoria e metodologia da folkcomunicação, fundamentos teóricos da comunicação de massa e teoria e pesquisa do jornalismo.

Betania Maciel enfatizou que cabe aos pesquisadores de folkcomunicação, como de outras disciplinas conexas, enfrentar as resistências no plano teórico, argumentando, além de avançar na produção de conhecimentos capazes de demonstrar a pertinência dos referenciais escolhidos. A legitimação dos novos campos do saber demanda tempo, competência e perseverança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *