Fundação Joaquim Nabuco e a Folkcomunicação

fundação joaquim nabucoNesta quinta-feira, dia 31 de maio de 2007, a Fundação Joaquim Nabuco realizou o Seminário do Folclore – Estudos de Folkcomunicação, às 14h30, na sede de Dois Irmãos, em Recife. Mais uma vez a Folkcomunicação foi discutida como instrumento de desenvolvimento local.

Promovido pela Diretoria de Pesquisas Sociais e do Núcleo de Estudos Folclórios Mario Souto Maior /  Coordenação de Estudos Sociais e Culturais da Fundação, o evento contou com a presença dos pesquisadores Betania Maciel, presidente da Rede Folkcom e do professor Roberto Benjamin, presidente da Comunicação Pernambucana de Folclore, e ambos professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Em sua intervenção, a professora Betania destacou o papel da Folkcomunicação frente aos meios de comunicação de massa, como ferramenta para alcançar as populações excluídas de nosso país, através de diversas manifestações culturais como o Carnaval, o cordel, a cantoria e inclusive novos formatos, associados ao elemento urbano, como o hip-hop e o grafismo, e utilizando os critérios do “inusitado” para lançar a sua mensagem.

Na ocasião, o artista popular MIro do Bonecos fez um depoimento sobre sua trajetória e fez uma apresentação com seus mamolengos.

Veja fotos do evento