Folkcomunicação presente no Panorama da Comunicação no Brasil

panorama-comunicacao.pngAcadêmicos, estudantes, jornalistas e demais profissionais da área se reuniram nesta terça-feira, 11, no Escritório da Presidência da República em São Paulo (Avenida Paulista) para o lançamento da obra Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil, uma parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada com a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) e o Fórum Brasil Conectado. A teoria da Folkcomunicação ganhou destaque no livro, com a contribuição das pesquisadoras da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação , Betania Maciel e Cristina Schmidt.
A obra é composta por três volumes: Colaborações para o Debate sobre Telecomunicações e Comunicação; Memória das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação no Brasil; e Tendências na Comunicação. A Folkcomunicação, primeira teoria da comunicação brasileira, foi resgatada através do histórico e das atividades institucionais da Rede Folkcom, presente no volume 2.
Na abertura do seminário, o presidente da Socicom e pesquisador da Rede Folkcom José Marques de Melo, ressaltou o caráter histórico da parceria com o Ipea, que deve continuar para a elaboração de mais estudos sobre o setor no Brasil. “O campo acadêmico da comunicação trilha o caminho da autoestima, da consolidação e do compromisso público”, afirmou. Segundo ele, há uma demanda por “bom conteúdo” na mídia brasileira, e esta não tem sabido discernir o que é interesse público e privado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *