Folkcomunicação se fortalece no panorama latino-americano

folkcomunicacao america latina

Ainda lutando por seu reconhecimento acadêmicio e científico, a Folkcomunicação recentemente se viu fortalecida no cenário da produção cientifica em Comunicação na América Latina. A publicação de um artigo da pesquisadores da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação,  Betania Maciel, Jademilson Manuel da Silva e Eliana Maria de Queiroz Ramos na Revista Latinoamerica de Ciencias de la Comunicación , editada pela Asociación Latinoamericana de Investigación en Comunicación – ALAIC, foi seu momento chave.
Com o título “Expropriação folk em merchandising de produtos alimentícios no ciclo junino no Recife” na número 10 (ano 4, janeiro-junho de 2009, porém lançada em julho de 2010) deste prestigiado periódico acadêmico, o trabalho dos pesquisadores vem consolidar o fortalecimento da área da Folkcomunicação junto á comunidade internacional de pesquisa. Outros exemplos deste esforço oram a publicação de uma edição temática da revista Razón y Palabra  e os trabalhos apresentados durante o XI Congresso Iberoamericano de Comunicación.
O artigo amplia os limites teóricos e metodológicos da Folkcomunicação, ao explorar como grandes empresas produtoras de bens de consumo se apropriam de elementos da cultura popular em sua estratégia folkcomunicacional durante um momento típico e marcante da tradição cultural como é a Festa de São João no Nordeste do Brasil.
A pesquisa de caráter empírico foi iniciada com um trabalho de pós-graduação, liderado pela professora Betania Maciel junto aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local -POSMEX  da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Segundo a professora Betania, “é no seio dos centros de produção científica, que nós, discípulos da Folkcomunicação devemos fomentar e incentivar a participação dos jovens pesquisadores nesta fascinanete área de estudo”.
Sobre os autores
Betania Maciel é doutora em Comunicação, máster em Ciência Tecnologia e Sociedade: Cultura e Comnunicação, mestre em Administração e Comunicação Rural e pedagoga. Professora do Posmex-UFRPE é também presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação – Rede Folkcom.
Jademilson Manoel da Silva é mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pelo POSMEX, especialista em Comunicação e Markeiting e publicitário. Atualmente é coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Escola Superior de Marketing-Fama, localizada em Recife, Pernambuco.
Eliana Maria de Queiroz Ramos é mestranda do POSMEX, gestora cultural e jornalista. Como pesquisadora da Folkcomunicação, tem se destacado nos fóruns nacionais e internacionais com seus estudos sobre a relação entre Folkcomunicação e manifestações culturais como o bumba-meu-boi e o papangu de Bezerros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *