Folkcomunicação no Congresso IBERCOM 2015 – aberta chamada de trabalhos

Estão abertas as submissões para o XIV CONGRESSO IBERCOM, que será realizado na Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo – SP – Brasil, entre 29 de março a 02 de abril de 2015.

Os trabalhos relacionados à Folkcomunicação podem ser submetidos à Divisão Temática 13, que está sob a coordenação dos professores Carlos Nogueira (Universidade do Vigo-Espanha), Eloy Martos (Universidade de Extremadura-Espanha), Cristian Yáñez Aguilar (Universidad Austral de Chile-Chile) e Maria Cristina Gobbi (Universidade Estadual Paulista-Brasil).

EMENTA DA DTI 13
Estuda os processos comunicacionais pelos quais as manifestações da cultura popular se expandem, se socializam, convivem e sofrem modificações por influência da comunicação massiva e industrializada. As peculiaridades evidenciadas nas expressões de um povo demonstram uma complexidade de cadências, compassos, formas, formatos, cores e valores que, reunidos, configuram o patrimônio cultural de uma sociedade.

LINHAS DE TRABALHO
– Teoria e metodologia da folkcomunicação.
– Folclore, cultura erudita e cultura de massa.
– Manifestações espontâneas da folkcomunicação.
– Intermediações folkmidiáticas no jornalismo, na publicidade, nas relações públicas, no cinema, na literatura, nas telenovelas, na cultura, no turismo, nos meios massivos (rádio, televisão, impresso), nas tecnologias digitais, nas manifestações religiosas, no desenvolvimento local e regional, na culinária, na política, entre outras.

CALL FOR PAPERS
Idiomas do Congresso: Português e Espanhol.
Serão aceitos trabalhos de autoria de professores e estudantes de pós-graduação, que deverão refletir nas Divisões Temáticas IBERCOM as respectivas ementas e, sempre que possível, o tema do Congresso. Os trabalhos inscritos deverão ser encaminhados para uma das Divisões Temáticas listadas abaixo:
DTI – 1 – EPISTEMOLOGIA, TEORIA E METODOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
DTI – 2 – COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E ECONOMIA POLÍTICA
DTI – 3 – COMUNICAÇÃO E CIDADANIA
DTI – 4 – EDUCOMUNICAÇÃO
DTI – 5 – COMUNICAÇÃO E IDENTIDADES CULTURAIS
DTI – 6 – COMUNICAÇÃO E CULTURA DIGITAL
DTI – 7 – DISCURSOS E ESTÉTICAS DA COMUNICAÇÃO
DTI – 8 – RECEPÇÃO E CONSUMO NA COMUNICAÇÃO
DTI – 9 – ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
DTI – 10 – COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
DTI – 11 – ESTUDOS DE JORNALISMO
DTI – 12 – HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO E DOS MEIOS
DTI – 13 – FOLKCOMUNICAÇÃO

FORMATO DOS TRABALHOS
a) Resumo expandido
O autor deve encaminhar um resumo expandido entre 1,5 mil a 2 mil caracteres (incluindo espaços), indicando a Divisão Temática.
Os resumos serão recebidos de 15.11.2014 a 01.02.2015 somente através da página do Congresso e serão avaliados por um Comitê Científico em relação à pertinência às linhas de trabalho das DTIs ou ao tema do congresso IBERCOM 2015.
O resumo deve obrigatoriamente conter: título; introdução; objeto; quadro teórico; metodologia; análise; resultados.
O resultado da seleção dos trabalhos aceitos será divulgado no dia 02.02.2015 na página do Congresso.
b) Texto Completo
Os autores que tiverem seus resumos aceitos deverão enviar o texto completo até 16.03.2015, para apresentação na Divisão Temática da IBERCOM (DTI) indicada, de modo que o texto possa ser incluído no e-Book a ser publicado.
O texto completo deve conter de 20 mil a 35 mil caracteres (com espaços), já incluídas as referências bibliográficas e notas de rodapé.
São obrigatórios os seguintes itens: título, resumo de até 10 linhas, cinco palavras-chave, resumo do currículo do autor em até 3 linhas (incluindo sua vinculação institucional).
O texto deve ser redigido em fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento 1,5. Citações recuadas devem ser redigidas em corpo 10, espaço simples. O tamanho total do arquivo não deve exceder 2 Mb (dois megabytes). O autor deve redigir seu texto utilizando o modelo (template) elaborado para o encontro. O modelo estará disponível para download na página do site do Congresso.

Outras informações e inscrições aqui:
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária –
05508-900 São Paulo – SP
Tel/fax. (55-11) 2648-0190
E-mail: congressoibercom [arroba] gmail [ponto] com
Facebook: Congresso Ibercom 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *