Décima primeira edição do Prêmio Luiz Beltrão

prêmio luiz beltrãpNo próximo dia 15 de abril, acontece no auditório da Fundação Biblioteca Nacional (Av. Rio Branco 219 – Centro – Rio de Janeiro), às 14h, o lançamento nacional do XI Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, o “Oscar” da Comunicação.

Neste ano, em que comemoram-se os 72 anos do início de carreira jornalística de Luiz Beltrão e os 90 anos de seu nascimento, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM, promotora do prêmio, juntamente com a Globo Universidades e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, prestam justa homenagem ao desbravador das Ciências da Comunicação no Brasil.
Desde seu surgimento em 1997, o Prêmio Luiz Beltrão destina-se a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros e institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual ou coletiva, identificando pessoas, equipes ou instituições que dão contribuições relevantes para o campo das Ciências da Comunicação, numa homenagem ao pioneiro da pesquisa acadêmica sobre os fenômenos comunicacionais brasileiros, de modo a construir e consolidar a identidade da nossa comunidade acadêmica.

 


As candidaturas ao prêmio são inscritas, cada ano, pelos sócios da INTERCOM, bem como por quaisquer outros membros da comunidade acadêmica da área. A distinção é concedida anualmente em quatro categorias: Maturidade Acadêmica (pesquisador-senior), Liderança Emergente (jovem doutor), Grupo Inovador (núcleo de pesquisa ou produtora midiática) e Instituição Paradigmática (escolas, institutos, empresas, associações, etc). Já foram premiados a Secretaria Especial de Comunicação Social da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Canal Futura (grupos inovadores), e Cinemateca Brasileira de São Paulo, Editora Vozes e Embrapa (instituições paradigmáticas).

A seleção dos candidatos e a decisão sobre os vencedores é competência de um colegiado nacional, composto por 17 membros, do qual participam os ganhadores, em anos prévios, do prêmio “maturidade acadêmica”, bem como pelos pesquisadores que exerceram a presidência da INTERCOM, como: José Marques de Melo, Gaudêncio Torquato Anamaria Fadul e Margarida Kunsch (ex-presidentes); Muniz Sodré, Carlos Eduardo Lins da Silva, Adisia Sá e Antonio Hohlfeldt (maturidade acadêmica).

Quem foi Luiz Beltrão

Pernambucano de Olinda, foi o pioneiro da pesquisa científica sobre os fenômenos comunicacionais na universidade brasileira. Nascido em 8 de agosto de 1918, Luiz Beltrão foi fundador do Instituto de Ciências da Informação, primeiro centro acadêmicos nacional de estudos midiáticos, e da primeira revista de ciências da comunicação (Comunicações & Problemas), na Universidade Católica de Pernambuco, em 1963. Tornou-se também o primeiro doutor em comunicação no Brasil (Universidade de Brasília, 1967). Sua obra ganhou reconhecimento nacional e prestígio internacional, nos âmbitos do jornalismo e da comunicação de massa. Foi ao mesmo tempo educador, pesquisador e divulgador científico. Luiz Beltrão faleceu em Brasília em 1986.
Serviço
Lançamento Nacional
XI Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação – Prêmio Luiz Beltrão 2008
15 de abril de 2008, às 14h
Fundação Biblioteca Nacional Rio de Janeiro – RJ
Coordenação do Prêmio Luiz Beltrão
Maria Cristina Gobbi
Informações
William Lara
Fundação Biblioteca Nacional
Av. Rio Branco 219 – Centro – Rio de Janeiro
(21) 3095-3879

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *