Debates, pesquisa e emoção marcam o último dia da FOLKCOM 2017

Uma grande ciranda uniu conferencistas no encerramento do evento. | Foto: Júnior Pinheiro.

O último dia da FOLKCOM 2017 foi bastante movimentado. Os corredores da Facipe foram tomados especialmente por estudantes, pesquisadores e professores se direcionando às salas para apresentar e assistir aos artigos científicos dos cinco Grupos de Trabalho. Os vídeos concorrentes ao Prêmio Roberto Benjamin, do concurso de audiovisual, também foram exibidos sob a coordenação do professor Ms. Júnior Pinheiro (UFPB). Os materiais encaminhados e selecionados para o concurso de fotografia, por sua vez, foram disponibilizados para avaliação sob a coordenação do professor Dr. Itamar Nobre. Ainda no saguão da Facipe, Nobre exibiu a mostra fotográfica “Fé Canindé”, de sua autoria. 

Simultaneamente às atividades vespertinas, os autores dos posteres aprovados expuseram suas pesquisas, as quais participaram do concurso de posteres, que teve, como avaliadores, os professores Dra. Karina Woitowicz (UEPG), Dr. Iury Parente (Uneb) e Ms. Lawrenberg Advíncula (Unemat). 

As mesas-redondas temáticas se incumbiram de ampliar as discussões, abordando a “Cultura, Juventude e Cidadania no Contexto das Rurbanidades” e a “Folkcomunicação na América Latina”. A primeira, composta pela Dra. Regina Andrade (UERJ), Dr. Adelso da Costa Fernando (UFAM), Dra. Maria Rita Machado (POSMEX/UFRPE), Dr. Dirceu Tavares (CAC/UFPE), Ms. Filipe Lima (POSMEX/UFRPE) e Dra. Eliane Mergulhão (UNIP). Já a mesa posterior, foi integrada pelos professores Dr. Allan Rodrigues (UFAM), Dra. Luitgarde Cavalcanti (UERJ), Dra. Karina Woitowicz (UEPG) e Ms. Júnia Martins (Rede Folkcom).

Apresentação do vídeo de Flávio Santana (Unit), vencedor do concurso de audiovisual. | Foto: Júnia Martins.

Além das homenagens concedidas aos organizadores do evento, o encerramento contou com a emoção da premiação dos concursos de audiovisual, fotografia, artigo e poster; sob a mediação do professor Ms. Guilherme Fernandes (UFRJ/UFJF). Ainda na oportunidade, a diretoria eleita da Rede Folkcom tomou posse na presença dos ex-presidentes Dra. Cristina Schmidt, Dra. Betania Maciel, Dr. Marcelo Pires e Dra. Maria Érica Oliveira.  A Dra. Eliane Mergulhão, nova presidenta da Rede, disse estar lisonjeada pela confiança depositada e afirmou honrar o compromisso com a expansão da Folkcomunicação nacional e internacionalmente.

O prof. Dr. Allan Rodrigues (UFAM) apresenta Parintins, sede da FOLKCOM 2019. | Foto: Júnia Martins.

Um dos momentos também calorosos do último dia foi a apresentação oficial da sede da próxima Conferência, que será em junho de 2019, em Parintins-AM. O professor Dr. Allan Rodrigues (UFAM) exibiu, em vídeo, a riqueza cultural local, com atenção especial ao Festival de Parintins, famoso internacionalmente pelas festividades em torno da disputa entre os Bois Caprichoso e Garantido. Para coroar a noite, a celebração final uniu todos os presentes numa grande ciranda comandada pelo Maracatu Várzea do Capibaribe. Ciência e afetividade fecharam com chave de ouro mais um evento da Rede Folkcom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *