Cultura popular pernambucana presente no Carnaval carioca com seus papangus

papangus bezerros cultura popularA tradição dos papangus da cidade de Bezerros vai estar no Carnaval carioca  de 2011. A escola de samba Império da Tijuca, do Grupo de Acesso A, fará uma homenagem à representação típica da folia de Momo na cidade do Agreste pernambucano no desfile da Marquês de Sapucaí, no próximo ano. Cerca de 100 pessoas vão estar no sambódromo fantasiadas de papangus, em uma das alas.

A escola vai apresentar na avenida um enredo baseado em grandes carnavais do mundo. Vinte e dois deles vão ser representados em cinco setores, 22 alas e cinco carros alegóricos. O interesse de apresentar a folia de Bezerros no desfile carioca partiu da própria escola. “Na minha concepção de carnavalesco, os papangus são uma representação da originalidade”, afirmou o figurinista e carnavalesco da Império da Tijuca, Severo Luzardo. Ele esteve na cidade, na última segunda-feira, quando se reuniu com a prefeita do município, Bete Lima, e a secretária de Turismo, Valquíria Lizandra.O carnavalesco adiantou, também, que o carro alegórico que irá fechar o desfile vai ser decorado com máscaras gigantes e composto por 35 mascarados, em uma grande homenagem aos festejos de Momo da cidade. As máscaras e fantasias serão confeccionadas por artesãos de Bezerros. Segundo Valquíria Lizandra, os artistas estão empolgados com a novidade.“Foi um presente”, alegrou-se. Para a secretária, esta será uma grande oportunidade de divulgar Bezerros para o mundo. Nas próximas semanas, ela deve ir ao Rio de Janeiro para divulgação do Carnaval e realização de um workshop com artesãos.

Severo Luzardo revelou ainda o interesse da escola em representar outros carnavais pernambucanos na Sapucaí. “Fiz contato também com a Prefeitura de Nazaré da Mata para a participação do maracatu no desfile”, contou.

Nazaré, na Zona da Mata Norte, é conhecida nacionalmente como a Terra do Maracatu. Luzardo afirmou que já está em negociações para a participação dessa tradição na avenida do Samba. Ele não descartou, também, uma homenagem ao Carnaval de Olinda. “Estamos avaliando a possibilidade”, declarou. O lançamento oficial do enredo e estrutura do desfile da Império da Tijuca está previsto para acontecer em junho.

Publicado na Folha de Pernambuco .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *