Concurso Sílvio Romero seleciona monografias sobre folclore e cultura popular para premiação

Silvio RomeroInstituído em 1959, o Concurso Sílvio Romero de monografias foi idealizado com o propósito de estimular a produção de conhecimento científico sobre os diversos temas do folclore e da cultura popular. O “Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular” é oferecido pelo IPHAN, por seu Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), com o fim de fomentar a pesquisa, estimulando a diversidade e a atualização da produção de conhecimento no país voltada para esse campo de estudos.

Lançado anualmente por edital, confere ao primeiro e segundo colocados prêmios pagos em dinheiro, prevendo-se, ainda, até três menções honrosas, selecionadas por comissão de especialistas indicados pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Os prêmios, nos valores de R$ 13.000,00 (treze mil reais) e R$ 10.000,00 (dez mil reais), serão concedidos aos autores dos trabalhos classificados no concurso em primeiro e em segundo lugares, respectivamente.

As monografias concorrentes deverão ter por objeto temas do campo de estudos da cultura popular e folclore brasileiros. A inscrição está restrita a trabalhos inéditos, de caráter monográfico, de autoria do(s) participante(s), escritos em português. São considerados inéditos os textos inseridos em documentos de circulação restrita de universidades, congressos, encontros e centros de pesquisa.
As monografias concorrentes deverão conter:
a) contribuição ao aprofundamento e à renovação dos estudos de folclore e cultura popular;
b) originalidade do tema e/ou abordagem;
c) domínio de bibliografia especializada;
d) consistência na argumentação e clareza na apresentação dos resultados;
e) fundamentação teórica, quadro de referência conceitual e metodologia empregada;
f) desenvolvimento do trabalho com base em pesquisa de campo e/ou bibliográfica
Os trabalhos deverão ser entregues ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, na Rua do Catete, nº 179 – Catete, Rio de Janeiro-RJ, CEP 22.220-000, impreterivelmente até as 18 horas do dia 17 de agosto de 2016, ou
remetidos pelos Correios, sob registro, até a data indicada.
Mais informações no edital disponível aqui.
Fonte: IPHAN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *