Aberta chamada de trabalhos fotográficos para a Mostra “Cidades folkcomunicacionais e territórios decoloniais”

mostra de trabalhos FolkcomA XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação, a ser realizada de 10 a 12 de junho na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Cuiabá), terá a Mostra Fotográfica “Cidades Folkcomunicacionais e Territórios Decoloniais: O folclore no espaço urbano brasileiro e latinoamericano”. Com exposição sediada no Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP-UFMT), o evento artístico e cultural é constituinte da Conferência Folkcom e tem chamada de trabalhos aberta até 15 de abril.
A realização da mostra é uma parceria entre Rede Brasileira de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT), com apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev-UFMT) e do MACP-UFMT.
Na perspectiva folkcomunicacional, a mostra busca reunir registros das dimensões folclóricas e das culturas populares urbanas que constituem o cotidiano da cidade contemporânea no Brasil e na América Latina, observada e registrada na prática fotográfica.
A partir da “sensibilidade decolonial”, a mostra busca reunir também registros fotográficos que concebam cada lugar como território cultural que resiste a hierarquias e a qualquer concepção cultural universalista ou subalterna dos espaços geopolíticos.
Entre perspectivas locais e sensibilidades fronteiriças, a proposta é perceber a dinâmica do folclore e das culturas populares no espaço urbano, nos modos como se enredam, resistem ou se afirmam, em meio a distintas experiências de modernização, e assim se reproduzem e se transformam ao longo dos tempos.
O interesse é enfatizar a captura de distintas paisagens culturais pelo olhar do fotógrafo profissional e do cidadão comum, hoje mediado pelo consumo massificado de máquinas fotográficas e pela convergência de câmeras e equipamentos como telefones celulares e tablets.

Faça o download do texto completo da chamada dos trabalhos e veja como participar: [download id=”41″]

Organização local da Folkcom 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *