Associado da Rede Folkcom recebe homenagem da Comissão Nacional de Folclore

osvaldo trigueiroA Comissão Nacional de Folclore — entidade vinculada ao Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura-IBECC/UNESCO, com sede no Palácio do Itamaraty, Rio de Janeiro — concedeu ao professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), escritor e pesquisador paraibano Osvaldo Meira Trigueiro a maior honraria de seu elenco de comendas: a Medalha Brasileira “Folclorista Emérito”, juntamente com Diploma.

O título e a comenda lhe foram concedidos, segundo explica a professora Paula Simon Ribeiro, presidente dessa Comissão Nacional, “em reconhecimento aos notáveis e relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa das manifestações do Folclore e das culturas populares no Brasil”.

 

Entrega da Medalha
Docente e pesquisador do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB, o Dr. Osvaldo Meira Trigueiro é membro da Rede Brasileira de Folkcomunicação, autor de vários livros e um dos mais destacados folcloristas do Estado e do País — o que é agora reconfirmado pela concessão deste novo laurel.


Correspondência

A propósito, a Dra. Paula Simon enviou ao agraciado a seguinte correspondência, datada de 28 de agosto próximo passado: “Vimos pelo presente, com grande satisfação, levar ao conhecimento de Vossa Senhoria que a Comissão Nacional de Folclore, em reconhecimento aos notáveis e relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa das manifestações do Folclore e das culturas populares no Brasil, resolveu conceder a Vossa Senhoria seu mais expressivo laurel: a Medalha Brasileira Folclorista Emérito, com Diploma e Pin de lapela”.

A outorga ocorreu no dia 14 de setembro de 2008, às 19 horas no Palco Principal do Parque da Água Branca, durante a cerimônia de abertura do VI Seminário de Ações Integradas em Folclore, na cidade de São Paulo.

Quem é Osvaldo Trigueiro

Um dos mais completos especialistas brasileiros em sua área de atuação, o professor doutor Osvaldo Meira Trigueiro, é docente associado e pesquisador do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB; graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco; Mestre em Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutor em Ciências da Comunicação (área de concentração em Processos Midiáticos) pela UNISINOS (São Leopoldo, RS).

Especializado em “Etnomusicologia y Folkore” pelo INIDEF/OEA (Instituto Interamericano de Etnomusicologia y Folkore, da Organização dos Estados Americanos), com sede em Caracas, Venezuelas, Osvaldo é também especialista em Política Cultural (Formação de Recursos Humanos em Política e Administração Cultural na América Latina, pela Fundação Nacional Pró-Memória, Funarte, UFPB e OEA). Há anos atua como pesquisador da Rede Brasileira de Folkcomunicação; membro da Comissão Paraibana de Folclore; e sócio-efetivo da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

Exerceu vários cargos na Administração, coordenando projetos de pesquisa e de difusão cultural na UFPB e no Governo do Estado da Paraíba. Tem vários trabalhos publicados sobre mídias e culturas populares, além de diversos artigos científicos e outras colaborações culturais sobre folkcomunicação, cultura popular e mídia. Coordenador do Núcleo de Pesquisa da Folkcomunicação (NP Folkcomunicação da INTERCOM). É também vice-presidente da Rede Brasileira de Pesquisadores da Folkcomunicação (Rede Folkcom).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *