Memória da Folkcomunicação discutida no Intercom

memória folkcomunicaçãoLuiz Beltrão foi homenageado hoje à tarde (4) no Simpósio de Pesquisa Avançada em Comunicação que ocorreu no auditório do Laboratório de Comunicação (Labcom) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A trajetória de toda a carreira e da pesquisa jornalística do criador da primeira teoria brasileira de folkcomunicação foi percorrida desde as primeiras reflexões até a atual repercussão mundial que ganhou tal área da pesquisa.

A criação da teoria que vê as manifestações populares como processos de comunicação, com transmissão própria de idéias e valores e de resistência cultural, foi revelada a partir dos trabalhos de cinco pesquisadores de diferentes universidades do país e dos comentários de Antônio Hohlfedt e de Alfredo Vizeu, ambos ganhadores do prêmio Luiz
Beltrão 2007. ”Sou uma cria de Beltrão”, diz Hohlfedt.

Betania Maciel , da Universidade Rural de Pernambuco(UFRPE) e presidente da Rede Folkcom apresentou o trabalho intitulado “Itinerário de Luiz Beltrão”, pesquisa que procurou mostrar a relação entre a formação profissional e acadêmica de Beltrão à sua visão científica e jornalística. ”Mesmo quando ainda não se falava em pesquisa, Beltrão já tinha uma perspectiva maior em relação ao jornalismo”, enfatiza a professora.

O pesquisador Antônio Texeira Barros, do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), fez um trabalho baseado na análise de cartas escritas por Beltrão para amigos, entre esses Luís da Câmara Cascudo, que podem ter sido o início das reflexões sobre a pesquisa em Folkcomunicação.

O trabalho “Percurso Folkcomunicacional” de Cristina Schmidt, da Universidade de Mogi das Cruzes(UMC) fala da construção dessa teoria que uniu comunicação e folclore e que trouxe para os estudos comunicacionais o que antes era tema apenas de antropólogos e sociólogos. Sérgio Luiz Gadini da Universidade Federal de Ponta Grossa (UEPG) e Karina Woitovicz expuseram sobre como uma teoria surgida dentro da realidade específica da sociedade Brasileira ganhou alcance mundial na pesquisa em comunicação.

Veja a galeria de fotos .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *