“A construção de um santo popular” – livro de Iury Parente analisa o caso do Motorista Gregório, no Piauí

DSC05955.1“[…] Com muita competência em seu papel de investigador, Iury Parente vai às fontes, desvenda a história do jovem motorista e a gênese de sua canonização popular, e estuda as manifestações comunicacionais na romaria do dia atribuído ao santo, dos ex-votos e dos discursos dos fiéis.”
Magali do Nascimento Cunha, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo.

O estudo focaliza o martírio de um santo não canônico que converteu Teresina em polo de romarias crescentes. Seus devotos fazem promessas e expressam gratidão pelas graças alcançadas através de ex-votos ou de penitências e orações.

A pesquisa que embasa o trabalho acadêmico privilegiou os fluxos comunicacionais que se retroalimentam dinamicamente e produzem impactos sociais, consolidando o mito legitimado pela sociedade. Situando-se no plano empírico, através de uma análise comparativa do discurso conotado pelos ex-votos e do conteúdo denotado pela imprensa local, o jovem piauiense credencia-se como um dos legítimos sucessores de Luiz Beltrão, fundador da teoria da folkcomunicação.

Recorrendo a categorias de análise legadas por pensadores consagrados pela academia europeia, como Barthes, Bakhtin e Lévi-Strauss, Iury Parente Aragão aplica metodologias testadas por latino-americanos, como Jorge González, Osvaldo Trigueiro e Antonio Hohlfeldt, oxigenando significativamente o legado beltraniano.

Casos dessa natureza confirmam que está chegando a hora e a vez do Piauí nesse cenário. A recente criação do mestrado em comunicação social pela Federal do Piauí oferece condições para o bom desempenho dos jovens doutores formados em centros metropolitanos nacionais, porém comprometidos com o fortalecimento das identidades culturais piauienses.

José Marques de Melo
(Trecho de texto publicado na edição de abril (277) da Revista IMPRENSA, sob o título “A hora e a vez do Piauí.”)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *