14º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular: aberta chamada de trabalhos

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom) lançaram a chamada de trabalhos para o 14º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, que será realizado de 31 de maio a 2 de junho, em Campina Grande, às vésperas da abertura do Maior São João do Mundo. Realizado pelo Departamento de Jornalismo e pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com apoio das pró-reitorias de Cultura, Extensão, Graduação e Pós-Graduação da UEPB, o evento terá como tema central “A pedagogia da folkcomunicação e da cultura popular”.

“O Seminário pretende mapear, problematizar e analisar as experiências em andamento, os resultados alcançados em termos de ensino e aprendizagem e as potencialidades didático-pedagógicas do folclore, da arte, da comunicação, religião e da cultura popular no contexto da educação brasileira, tanto em nível regional como nacional”, destaca o coordenador do Folkcom UEPB, professor Luiz Custódio da Silva.

A temática do evento será abordada através de cinco grupos de trabalho: educomunicação e folkcomunicação; comunicação, educação e desenvolvimento; movimentos sociais, festejos juninos e dinâmicas educativo-culturais; folkcomunicação nos contextos religiosos; e pedagogia do jornalismo cultural. Os GTs tratarão de questões fundamentais à educação contemporânea, tais como: aprende-se o saber do povo nas escolas? De que forma os saberes populares estão interagindo com outros saberes no processo de construção das identidades culturais nos contextos locais, regionais, nacionais e mundiais? Como a arte e a cultura popular estão sendo trabalhadas na formação de crianças, jovens e adultos na rede pública e privada de ensino?

O prazo para submissão de resumos aos GTs irá até 6 de maio, podendo participar professores e estudantes universitários e de educação básica, pesquisadores, profissionais, agentes culturais e representantes de organizações governamentais, privadas e do terceiro setor. Os resumos deverão ser enviados para a coordenação do seminário, através do endereço folkcomuepb2017 [arroba] gmail [ponto] com. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais eletrônicos e apresentados durante a realização do seminário que deverá reunir mais de duas centenas de participantes das áreas de comunicação, folkcomunicação, cultura popular, educação, educomunicação, economia criativa e gestão da cultura.

Promovido pelos grupos de pesquisa Comunicação Cultura e Desenvolvimento e Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional, o Folkcom UEPB recebe apoio da Prefeitura de Campina Grande e do Governo do Estado. Colaboram com o seminário os programas de pós-graduação em Formação de Professores e Desenvolvimento Regional da UEPB, Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O evento mantém parceria ainda com o Curso de Graduação em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Editora da UEPB, Editora e Coordenação de Produção Audiovisual do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Grupo de Pesquisa Ação Formação de Professores e Práxis Educativo-Coletiva da UEPB, IFPB Campus Picuí e Faculdade São Francisco de Barreiras (BA).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *